Dê preferência a vida!


É alarmante em nosso país o número de acidentes e mortes no trânsito, que ocorrem diariamente, e a grande maioria deles é causada pela imprudência de alguém. Em conseqüência desses acidentes muitas vidas são ceifadas prematuramente, e muitas pessoas ficam com marcas permanentes ou até alguma deficiência física para o resto de suas vidas.

Alguma coisa precisa ser feita pelas autoridades de trânsito competentes para modificar esta triste realidade na qual vivemos, principalmente pela intensificação de campanhas de orientação, o que nós, alunos do Colégio COC de Vila Velha estamos fazendo, usando os principais meios de comunicação disponíveis e buscando dar uma enorme dimensão em nosso projeto. Porém estas orientações precisam ser direcionadas para todas as pessoas que transitam pelas ruas e rodovias diariamente, tem que alcançar tanto os condutores de veículos automotores como os ciclistas e pedestres.

Para ilustrar citamos alguns atos de imprudência que são observados diariamente: pedestres que atravessam as ruas fora das faixas de pedestre ou sem olhar para os lados, ciclistas que andam lado a lado invadindo as pistas centrais das ruas e rodovias, motociclistas que fazem ultrapassagens arriscadas e trafegam praticamente colados ao veículo de sua frente, alguns condutores de veículos que não respeitam sinais de trânsito e nem faixas para pedestres, outros condutores que ligam aparelhos de som a todo volume e saem cortando a frente de todos só para mostrarem que tem uma "máquina potente", outros que atendem o seu celular bem tranqüilos somente com uma mão no volante.

Esta desgraça e quase calamidade do trânsito pode ser modificada, se cada pessoa envolvida com o problema passe a se preocupar em respeitar as normas existentes e o próprio semelhante e adotar como norma de conduta permanente, a "prudência" em cada passo de suas vidas. Isso só depende de nós!

Deste modo, acredita-se que se todas as pessoas que saírem a rua diariamente se preocuparem realmente com a sua segurança e com a "prudência" que deverá ser adotada em todos os seus atos e ações, certamente com esta preocupação permanente o número de acidentes e as conseqüentes perdas de preciosas vidas humanas se reduzirão consideravelmente.

Jéssica Freire Pereira - 8° ano T1

1 comentários:

Nilci Gorza disse...

Achei muito interessante esse projeto direcionado pelo prof° Alessandro. Temos que educar nossos jovens no trânsito, porque os que se acham experientes, parecem que não querem mais mudar, e esse é o motivo de tanta imprudência. Esse texto retrata a realidade em que vivemos, na qual somos obrigados a lidar no dia a dia.

Postar um comentário